quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Aula de Florestas e Mudanças Climáticas com Wangari Maathai, prêmio Nobel da Paz.

Por favor se comentar deixe um email para contato.

Um dos temas mais discutidos durante a CoP 14 foram as Reduções de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, mais conhecidas como REDDs.
Resumidamente, o debate gira em torno da grande capacidade que as florestas tem em armazenar carbono, dos serviços florestais prestados e da maneira de financiar atividades sustentáveis ligadas à floresta, além da preservação destas áreas. Fundos, MDL, doações, cada um defende uma posição. Nesta CoP, um tema que já parecia bem esclarecido, ligado aos direitos dos povos indígenas, entrou novamente em pauta, com a retirada de um parágrafo que reconhecia estes direitos após intervenção feita por uma coalizão formada por EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Houve muitos protestos e discussões, mas a decisão ficou para o ano que vem.
Para tratar deste tema controverso, o Vitae Civilis teve a honra de entrevistar, no último dia da CoP, a Quêniana Prêmio Nobel da Paz de 2004, Wangari Maathai, que deu uma aula, simples e magnífica, sobre a importância das florestas, mecanismos de financiamento e direitos indígenas. 
Quer assistir ? Acesse agora www.youtube.com/vcivilis e deixe seus comentários !

Abraços

Equipe Vitae Civilis, CoP 14, Poznan.

Nenhum comentário:

Colaboradores