sábado, 15 de novembro de 2008

O futuro é hoje e agora

Por favor se comentar deixe um email para contato.

Antes de discutir porque a sustentabilidade é importante para as nossas organizações, temos que responder o que é e porque ela está se tornando uma tendência empresarial importante

O ser humano é dependente da natureza; o planeta é muito mais importante que a economia e as pessoas são muito mais importantes que a economia. A economia na verdade depende do planeta e das pessoas. É essa relação de prioridades que vai mudar no futuro. A importância da sustentabilidade aumentou quando os governos deixaram de assumir as perdas sociais e ambientais provocadas pelas empresas. O repasse desses custos ao setor privado, fruto da piora da posição financeira dos governos, é uma das razões por trás do avanço desse conceito. Não só ela: o posicionamento dos clientes, o risco dos negócios não se sustentarem no futuro se o meio ambiente e a sociedade não fizerem parte da equação são preocupações corriqueiras dos líderes empresariais.

Todos nós sabemos que áreas protegidas serão duramente afetadas por mudanças ecológicas. A mudança climática é um bom exemplo que nenhum lugar na Terra estará a salvo de ações impiedosas contra o meio ambiente. A visão atual é a da necessidade de conciliar o sistema econômico-humano com a natureza. Teremos que equacionar as questões ecológicas, físicas e a restrição espacial. Isso significará uma mudança radical no consumo, na produção e nos valores das organizações, revolucionando o foco nos lucros como meta ainda presente no mundo corporativo. Também irá impactar o aspecto competitivo de várias instituições e mostrar que é justamente na solidariedade que iremos obter maior desenvolvimento e sustentabilidade.

Conseqüência prática dessa mudança é que teremos que ser capazes de identificar os negócios emergentes que irão explodir e os negócios tradicionais que irão minguar. Lembre-se que a eletricidade substituiu o carvão, o telefone aposentou o telégrafo e o carro tirou os cavalos das ruas. Quem se apegou aos negócios minguantes no passado, foi à falência. Quem abraçou a inovação manteve-se. Está a caminho o surgimento de um novo valor planetário e humano, que possa garantir a sobrevivência e a harmonia de todos os seres vivos com a Terra.

Hugo Penteado

Nenhum comentário:

Colaboradores