quinta-feira, 29 de maio de 2008

O que vc deveria saber sobre a Amazônia e não sabe...

  1. a cada 5 ou 14 segundos desaparece um campo de futebol da Amazônia e o ritmo tende a aumentar quanto maior é o crescimento econômico (existe uma estreita correlação entre taxas de crescimento do PIB e o ritmo de devastação).
  2. tudo indicava que os dados de 2007 iriam quebrar essa correlação com o crescimento econômico, mas foram fortemente revisados para cima pelo INPE, essa informação não está disponível e a divulgação foi adiada.
  3. já destruímos no total 740.000 km2 em florestas, essa área é maior que o território da França que tem 540.000 km2. Ou seja, a destruição da Amazônia já é bem maior que a França inteira!
  4. os 8 anos do governo FHC (152.000 km2) e os 5 anos do governo LULA (96.000 km2) foram responsáveis por 33,4% de toda essa destruição, isso em apenas 13 anos!!!!!! A taxa média anual de destruição do governo FHC foi menor que a do governo LULA.
  5. No governo LULA desapareceu uma área quase igual ao estado de Pernambuco (100.000 km2).
  6. 88% dessa área destruída virou deserto!!!!
  7. 95% da madeira produzida no Brasil é ilegal e predatória e 88% dessa madeira é consumida pelos brasileiros nos centros urbanos.
  8. ÚLTIMO, não MENOS importante: a ÁGUA da região sudeste (95% dela) depende da existência da Amazônia. Sem Amazônia, os primeiros a perder somos nós, os brasileiros.

Abaixo tabela com os dados compilados com base no site do INPE.

para melhor visualização, clique na imagem abaixo





2 comentários:

andrea augusto - angelblue83 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andrea augusto - angelblue83 disse...

Sabe qual o post que eu gostaria de ler aqui: O que vc deveria saber para comçar agora a salvar a Amazônia
Às vezes acho que saber o tamanho do estrago pode ter um efeito contrário, entende? Desânimo, falta de esperança. Eu realmente queria saber o que é possível fazer para não se ler mais dados tão desastrosos.

Soluções ao invês de problemas. Soluções que nos faça mudar os rumos dessa história :)

bjimm
andrea

Colaboradores