quarta-feira, 4 de novembro de 2009

NOVA IORQUE E PARIS: CIDADES SUSTENTÁVEIS?

Por favor se comentar deixe um email para contato.

Em Nova Iorque a quantidade de lixo gerada é gigante e seus aterros sanitários entraram em colapso há muitos anos e o lixo é encaminhado para fora da cidade, em centenas de caminhões emitindo gás carbônico (lixo em cima de lixo) onde outros condados ávidos por receitas o aceitam.

Gostaria de saber se nesse programa as cidades de Nova Iorque e Paris conseguiram romper com o sistema inconsciente de geração de lixo no qual todos os indivíduos aderiram e que por si só, mesmo sem aquecimento global, é uma atrocidade ambiental capaz de nos destruir a todos. Duvido.

São Paulo, semana passada, também teve seus aterros sanitários esgotados e em colapso e agora, tal como Nova Iorque, nossa cidade envia o lixo para o interior, onde os municípios, tal como os vizinhos de Nova Iorque, ávidos por receitas, aceitam... Ah, muito pouco propalado, assim como a extrema gravidade já em curso do aquecimento global, quase ninguém viu que a cidade de São Paulo já atingiu o limite crítico de disponibilidade hídrica em 2007...

A solução é não gerar lixo ou lixo zero, mas o sistema empurra mais e mais lixo diariamente, são várias montanhas do tamanho do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro por dia... Difícil de acreditar para quem já está vacinado contra esse sistema todo...

Se as cidades se consideram sustentáveis apenas pela questão de energia e materiais (inputs) e ignoram os outputs ou o crescimento contínuo das superestruturas megalomaníacas como carros e edifícios, então estão mergulhadas nos mesmos mitos de tantos nomes importantes dentre os quais sempre vale o velho ditado francês: "Quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam as mesmas."

Assistam:

NOVA IORQUE E PARIS: CIDADES SUSTENTÁVEIS?

Veja o que duas das mais importantes, charmosas e emblemáticas cidades do mundo estão fazendo para serem reconhecidamente sustentáveis.

Vamos mostrar como Nova Iorque e Paris pensam o futuro agindo no presente.

.

E a partir desta semana, o dia de estreia do Cidades e Soluções será sempre às quartas-feiras, às 23:30h.



Quarta-feira, 4/11 às 23:30h, “Cidades e Soluções” na Globo News

Visite o nosso blog: http://especiais.globonews.globo.com/cidadesesolucoes/

Nenhum comentário:

Colaboradores