quarta-feira, 24 de setembro de 2008

VAMOS SALVAR AS ILHAS DO PARAÍBA

O governo trabalha para construir mais usinas hidrelétricas. O chocante disso tudo é que essa construção não tem a menor justificativa - exceto as piores que podemos imaginar - quando sabemos que a atualização tecnológica das turbinas das usinas existentes e das linhas de transmissão combinada com o uso de consumo eficiente nas construções aumentaria a oferta de energia em 90% em apenas um ano de investimentos bem menores que o dessas malsinadas construções.

Fazer isso debaixo dos nossos olhares é fazer de conta que não existe vida inteligente na face da Terra.

Estou começando a achar que não existe mesmo... por isso, CONTO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NESTA CAMPANHA!

FAVOR DIVULGAR PARA TODAS AS LISTAS.

Hugo

Ambientalistas, Estudantes, Sociedade Civil e Órgãos de Governo,

O maior arquipélago do rio Paraíba do Sul, com suas 700 ilhas, aproximadamente, correm sério risco de desaparecer.

A construção de 3 hidrelétricas (Itaocara, Barra do Pomba e Cambuci) no leito do rio Paraíba do Sul será o golpe fatal sobre a fauna e flora da região, o que será seriamente sentido pelas comunidades tradicionais ligadas a pesca. Espécies ameaçadas de extinção, como o cágado-do-Paraíba (Mesoclemmys hogei), único quelônio de água doce brasileiro ameaçado de extinção; as espécies de peixes piabanha (Brycon Insignis), o surubim-do-Paraíba (Steindacheneridion parahybae) endêmico da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, o caximbau-boi (Pogonopoma parahybae) e o crustáceo lagosta-de-São Fidélis (Macrobachium carcinus) que ainda ocorrem no Domínio das Ilhas estarão comprometidas.

600 famílias dependem diretamente do pescado que se reproduz nesta região.

Por isso, a Rede de ONGs da Mata Atlântica está lançando a campanha: NÃO AFOGUEM AS ILHAS DO PARAÍBA!

Apóie esta iniciativa, acessando o site: http://www.ilhasdoparaiba.blogspot.com, inscreva-se para receber mais informações sobre as mobilizações e assine o abaixo assinado que será entregue ao Ministro Carlos Minc e ao Governador Sérgio Cabral.

VAMOS SALVAR AS ILHAS DO PARAÍBA, sua fauna, flora e comunidades.

Se você é dirigente de alguma ONG e quer apoiar a iniciativa, mande um e-mail para nós para que seja incluído no nosso blog, na área Entidades que Apóiam.

Se você é um(a) pesquisador(a) e sabe da importância de conservar esta região, mande seu nome e instituição de pesquisa para que seja incluído no blog, na área Pesquisadores que Apóiam.

Contamos com todos e todas neste empreitada!

Saudações Ecológicas,

Núcleo de Coordenação: Rede de ONGs da Mata Atlântica

Nenhum comentário:

Colaboradores