domingo, 7 de setembro de 2008

Lixo, faça a sua parte

O Hugo enviou o seguinte e-mail para a L'Occitane.

Prezados Srs. e Sras. da L´Occitane

Recebi presente da loja de vcs com uma quantidade de embalagens muito maior que o presente em si, para jogar no lixo.

Na verdade, um amigo meu me trouxe um sabonete embrulhado no papel, ele já me conhece.

Mas o outro presente da loja de vcs me impressionou muito, eu não sabia o que fazer com tanto invólucro inútil.

Gostaria de avisar que toda e qualquer embalagem de presentes de vcs, eu irei devolver na loja, porque minha meta na vida é lixo zero. Se somos parte da natureza, temos que mimetizá-la: a natureza não joga nada no lixo.

Não existe o jogar fora num sistema fechado como a Terra. O ser humano ter transformado a Terra numa lixeira, conosco vivos dentro não é um sinal de grande inteligência, ao contrário, põe em risco nossa sobrevivência como espécie animal.

Nâo sei se vcs estão acompanhando o problema de lixo nas grandes cidades e em particular na Grande São Paulo, mas de qq forma, vcs poderiam contribuir muito se trabalhassem para reduzir embalagens e pedissem para os clientes devolverem elas nas lojas para reutilização e reciclagem.

Aguardo informação de vcs sobre sua política em relação ao meio ambiente e ao lixo,

Atenciosamente,


As pessoas se queixam também do material publicitário impresso que nos entregam à nossa revelia. O Natal está chegando, está mais do que na hora de abandonarmos o excesso de embalagens!!!!!! O planeta não pode ser uma lixeira, aterro sanitário é algo que NUNCA deveria existir.

Minha sugestão é pegar o email ou buscar no site e escrever o seguinte email (que deve ficar estacionado na sua caixa postal):

Prezados Srs. e Sras. da empresa XPTO

Recebi material impresso da sua empresa e por razões ecológicas não desejo receber nenhum material impresso.

Por favor, tire meu nome da sua lista para material impresso e utilize o email xxx@yyy.www.zz para enviar apenas material eletrônico.

Agradeço a contribuição e gostaria de deixar claro que o atendimento dessa solicitação é um critério que utilizo para ser cliente da sua empresa.

Atenciosamente,

Fulano de tal


Caso não encontrem um email, telefonem.

Abraço

Hugo

5 comentários:

Anônimo disse...

Mto bacana sua atitude. É disso que os cidadãos precisam, sair da inércia e agir. Fico imaginando qual deve ser o volume gerado de lixo proveniente do boom imobiliário ... Todos os dias recuso folders, folhetos, etc nos sinais. Aliás, de sinal em sinal ... Este tipo de publicidade deveria ser proíbida, não somente para os políticos!

O Mascate disse...

Brilhante sua idéia de devolver o lixo ao produtor dele.
Se as embalagens fossem menos "arrogantes" talvez até o preço dos alimentos cairia para patamares mais justos, pois muito do que se compra a embalagem custa mais que o produto em sí, vai chegar o tempo que começaremos dar de presente caixas vazias, pois a embalagem já é o presente devido a sofisticação e a quantidade de material usados na sua confecção.
Parabéns.

Cristiana Losekann disse...

Hugo, muito importante tua atitude! Espero ansiosa o dia em que atitudes assim não causarão mais surpresa.
Também tenho atitudes assim no meu cotidiano e no meu trabalho como cientista política. Eu e meu companheiro ficamos muito aliviados por saber que não estamos sozinhos nas lutas contra os absurdos do sistema em que vivemos.
Se te interessares tenho em meu blog um observatório do consumidor onde publico as respostas das empresas e noticio empresas amigas ou "frustrantes". Minha maior dedicação por enquanto é com relação aos transgênicos.
http://cristianalosekann.blogspot.com

Mattos disse...

Já pessoas ridículas, mas esse bateu recorde. Ainda por cima deve se sentir o 'dono da razão' por agir com tanta 'ética' (que nojo). Se quiser 'aparecer' fazendo algo útil, tente fazer algo com relação às toneladas de lixo que mercado como Extra, Carrefour e outros despejam nas ruas com suas propagandas publicitárias impressas e não com UM presente que lhe foi dado! E vcs que elogiarão e admiram tanto essa atitude hostil, devem fazer no mínimo a separação de lixos recicláveis, não é mesmo...
Não espero resposta, somente que pensem na hipocrisia de vcs.

LEÃO disse...

Além de fazer a minha reciclagem tento contribuir com poesias.

RECICLAGEM
Poesia

A arte da transformação
O que para muitos é lixo
Para muitos outros
Significa vida
Ferro vira “cobre”
Que significa poder de compra
Papelão vira “din-din”
Que significa dignidade
Plástico vira “grana”
Que significa comida na mesa
Vidro vira “moeda”
Que significa compra de pão
Muito ainda pode ser feito
Faça sua parte: recicle
Faça a separação dos materiais
Faça a doação para quem tem fome
Fome de reciclar
Seja solidário com quem precisa
Seja solidário com o planeta
Seja solidário consigo mesmo.

Autor:Edilmar Leão -(Picos-Piauí)
Técnico em Agropecuária/Escritor Amador
Guarulhos/Sp – 21/07/2008
E-mail.: leaosantos@itelefonica.com.br
Site...: www.recandodasletras.com.br (autor-LEÃO)
Blog.. : leaodopiaui.blogspot.com

Colaboradores