terça-feira, 15 de setembro de 2009

Europa planeja inclusão de indicador ambiental no PIB Por Redação do Carbono Brasil

Por favor se comentar deixe um email para contato.

A União Européia utilizará a partir de 2010 indicadores ambientais como suplemento ao Produto Interno Bruto (PIB), anunciou o secretário de meio ambiente da Comissão Européia, Stavros Dimas.

“Para mudar o mundo precisamos mudar a maneira como entendemos o mundo”, falou Dimas adicionando que o PIB é nada mais do que um indicador da atividade econômica e não visa mensurar o bem estar.

O índice utilizará como indicadores o nível de poluição e de impactos ambientais dentro do bloco europeu, incluindo questões como biodiversidade, mudanças climáticas, uso de água e geração de resíduos.

As críticas ao PIB como ferramenta para a construção de políticas e para a avaliação dos países crescem há décadas, já que este índice não leva em consideração o capital natural das nações e o passivo ambiental das atividades.

A União Européia também se comprometeu a melhorar o tempo de divulgação dos dados ambientais, que atualmente levam dois a três anos para serem atualizados. Dimas usou como exemplo o PIB, que dentro de poucas semanas é divulgado.

O índice ambiental será “tão simples, confiável e amplamente aceito quando o PIB”, comentou. “Seria um catalisador para mudar a maneira como vivemos”.

Outros padrões, criados por diversas instituições, já podem ser utilizados para se ter uma visão mais ampla do que a oferecida pelo PIB. Por exemplo, as Nações Unidas lançaram o Índice de Desenvolvimento Humano, que une dados do PIB, saúde e educação.

A organização londrina New Economic Foundation criou o Índice do Planeta Feliz (HPI - Happy Planet Index), que leva em consideração três indicadores particulares, a pegada ecológica, satisfação de vida e expectativa de vida. A última edição do índice foi encabeçada pela Costa Rica, que se obteve um dos maiores níveis de satisfação de vida, expectativa de vida longa de 78,5 anos e 99% da sua necessidade energética suprida com fontes renováveis.

Fonte: Agências Internacionais


(Envolverde/CarbonoBrasil)

2 comentários:

Meio Ambiente disse...

Idéia maravilhosa de incluir o meio
ambiente no PIB,melhor que isso é só fazer uma campanha mundial com as crianças nas escolas, com o SLOGAN.Plante uma arvore as margens das minas,
richos,represas, rios, e oceanos.
Onorio José Bernardes.
Ps. Isto atraves de um planejamento ecologicamente correto.

Unknown disse...

A proposta é muito boa, mas acredito que isto não será o suficiente. Incluir o valor de variáveis ambientais, como insumos de produção, associado ao modelo econômico vigente incrementaria ainda mais os anseios que se deseja obter com esta iniciativa.
Mas vale lembrar a importância de se pensar em incluir tais varáveis no IDH, com vistas a avaliar o posicionamento do modo de Desenvolvimento Sustentável.
Mas vale a iniciativa, aliás, todas que se dirigem em direção à proteção ambiental e de seus Recursos Naturais.
Arnaldo Freitas de Oliveira Júnior.

Colaboradores