Por favor se comentar deixe um email para contato.
Nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2009, choveram 2.800 milímetros no sul da Ilha de Taiwan. Para ser mais exato, foram 2.777 mm, ou quase 3 metros de água, em apenas três dias de chuva.
O Tufão Morakot parecia ser mais um tufão de classe F2, que passaria por Taiwan rumo à China e ao Japão, mas os extremos climáticos mostraram toda a sua força naquele final de semana de verão.
A foto acima, da AFP, mostra o deslizamento de terra que soterrou uma pequena cidade no sul da Ilha de Taiwan, deixando centenas de pessoas desaparecidas, durante a passagem do Tufão Morakot.
Para termos uma comparação, a catástrofe ocorrida no estado de Santa Catarina, em novembro de 2008, foi ocasionada por menos de 1.000 mm de chuva em trinta dias, também durante o verão.
No dia 08 de setembro de 2009, na grande São Paulo, choveram cerca de 70 mm em menos de 24 horas e em pleno inverno, ocasionando diversos problemas como alagamentos, deslizamentos de terra e, infelizmente, algumas vidas humanas foram perdidas.
Segundo algumas informações, o próximo verão no Brasil será bastante chuvoso e com extremos climáticos, em função do El Niño e, também, da alta concentração dos gases causadores do efeito estufa na atmosfera do nosso planeta.
Carlos Aranha
Nenhum comentário:
Postar um comentário