sexta-feira, 16 de outubro de 2009

I JORNADA ECOLÓGICA - Centro Cultural UFMG

Por favor se comentar deixe um email para contato.

I JORNADA ECOLÓGICA (com mini-curso do Hugo)

EDUCAÇÃO E VIDA NA TERRA
23 de outubro de 2009
Centro Cultural da UFMG

O quarto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU foi assinado por milhares de cientistas que denunciaram as ameaças à vida do planeta: destruição da camada de ozônio, aquecimento global, derretimento das calotas polares e geleiras com elevação do nível do mar e destruição de cidades costeiras, desaparição de milhares de espécies, desertificação de amplos territórios etc. Essa tragédia já está acontecendo no Brasil e no mundo, como uma consequência natural da sociedade de consumo. Crescem os atentados diretos e diários contra os seres vivos, humanos e não-humanos: fome, esterelização de sementes, engorda e matança cruel de animais para consumo, contaminação de fontes de água potável. Todos esses distúrbios ambientais e mercadológicos geram conflitos sociais e culturais pois a Terra é nossa casa comum.

Considerando que nós, educadores, não podemos ficar indiferentes a essa situação, o Programa d e Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o textoconvida a todos para sua Jornada Ecológica, onde serão discutidas propostas educacionais que contribuam para se criar uma relação sustentável entre os viventes da Terra.

Os principais objetivos da Jornada Ecológica são:
- contribuir para a mudança de paradigmas dos educadores, proporcionando uma leitura da vida e do texto em bases ecológicas;
- estimular o desenvolvimento de múltiplos saberes sobre a vida na Terra, por meio de debates entre profissionais das diversas áreas do conhecimento; - refletir sobre as relações entre humanos e não-humanos a partir dos depoimentos de ativistas da causa animal;
- desenvolver formas de inteligência coletiva e responsabilidades ecológico-sociais, assumindo propostas educacionais que atendam às demandas e aos problemas da atualidade.


PROGRAMAÇÃO

09h00 Palestra de abertura: Ecologia + Educação com resultados práticos. Palestrante: Ronaldo Vasconcelos, Secretário Municipal Adjunto do Meio Ambiente.
10h00 Intervalo
10h30 Sessões simultâneas de comunicações
12h00 Almoço
13h00 Oficinas

1) “Como fazer comida vegetariana” Ministrante: Mariana Licéia, professora, tradutora, vegana, participa do movimento ecológico e de proteção animal;

2) “Cuidados básicos com os animais domésticos” Ministrante: Teresa Cristina Alves Brini Motta, veterinária, homeopata. Membro do Serviço Physis e da coordenação do curso de homeopatia para veterinários do Instituto Mineiro de Homeopatia;

3) “Protegendo o ecossistema. A evolução das embalagens: informações para uma nova geração de consumidores conscientes” Baseado no livro de autoria da facilitadora, tem como objetivo revelar o ciclo de vida dos materiais utilizados na confecção de embalagens dos produtos, levando os participantes a refletir sobre os diferentes impactos sociais e ambientais que estão por trás das prateleiras dos supermercados. Ministrante: Deborah Munhoz: Química e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. É consultora em Gestão da Qualidade de Vida e Sustentabilidade da ÉTHICA Consultoria e Treinamento.

14h30 Intervalo
15h00 Sessões simultâneas de depoimentos (projetos bem sucedidos).
16h30 Intervalo
17h00Palestra de encerramento Palestrante: Paula Brugger, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora de meio ambiente, ecóloga, vegana.
18h00 Atividade cultural
19h00Minicurso Economia Ecológica e SustentabilidadeMinistrante: Hugo Penteado, Mestre em economia pela USP, autor do livro Ecoeconomia: uma nova abordagem, economista chefe e estrategista de investimento s do ABN AMRO Asset Manegment desde 1997.

Resumo do minicurso: Apresentação de uma síntese dos problemas socioambientais criados por nosso sistema econômico de forma contínua, diária e crescente. Exame da teoria econômica tradicional que, ignorando os fatores sócio-ambientais, baseia -se em leis da física de 200 anos atrás. A cegueira das políticas de governos/empresas e os desastres ambientais. Análise das teorias de Nicholas Georgescu-Roegen e sua ruptura com o pensamento hegemônico.

Inscrições

Valor da jornada (sessões de comunicação, paletras e uma oficina): R$12,00 (com certificado de participação ou de apresentação de trabalho).
Valor Minicurso: R$30,00 (com certificado).

O formulário de inscrição para participação deverá ser preenchido e enviado, juntamente com os dados do comprovante de depósito, para o e-mail telatexto@gmail.com, preenchendo o campo assunto com JORNADA ECOLÓGICA.

Depósito: Banco do Brasil
Conta: 43027-7
Agência: 3610-2
Cliente: Associação Tela e Texto

Envio dos resumos: Os interessados em apresentar comunicação ou depoimento deverão enviar os resumos para o e-mail: setorverde.telatexto@gmail.com até o dia 30 de setembro de 2009, no formato Tim es New Roman, fonte 12, espaço 1,5, até 400 palavras, contendo as seguintes informações: título do trabalho, nome completo do autor, departamento/ instituição em que está vinculado e e-mail para contato.

Informações:(31) 3586-2511
E-mail: telatexto@gmail.com

Rejane H Neves

Nenhum comentário: