terça-feira, 24 de julho de 2012

Precificação dos serviços da natureza sem mudança de valores não irá mudar a visão errada dos economistas

Por favor se comentar deixe um email para contato.



Esse assunto está ganhando corpo na teoria econômica tradicional que não quer jamais reconhecer seus erros teóricos gravíssimos, pelos quais assumem uma total separação entre economia e natureza até hoje nos livros "impostos" aos estudantes de macroeconomia. Os economistas sequer questionam como um problema criado pelo próprio mercado - que se baseia nesse conjunto de valores que ignora a natureza - irá ser solucionado pelo mercado.

Pior, nem atentam ao fato que não dá para colocar preço em tudo à nossa volta e itens importantes da nossa realidade só possuem valor intrínseco. Precificação da natureza é mero paliativo, senão inútil completamente, caso não leve a uma mudança de valores e a um reconhecimento dos riscos enormes que corremos hoje com esse modelo disseminado para todos os quatro cantos do orbe.

Apenas um serviço da Amazônia equivale a 50,000 Itaipus. Espero ver em vida as pessoas fazendo fila para pagar por isso e por todo o resto, principalmente países ricos como Alemanha e Estados Unidos que só não colapsaram como a Ilha de Páscoa graças a usurpação gratuita da natureza e dos povos de outros territórios via comércio global.

Também espero ver em vida a valoração mudar as regras do comércio global com todos os governos agindo nessa direção e contra interesses mesquinhos.  Isso ajudaria a mudar o fiasco que foi a tal Comissão Stiglitz que para não prejudicar o comercio global fez de tudo para não remover a invisibilidade da natureza no sistema. Afinal Stiglitz é da turma que acredita que a economia pode ser maior que o planeta.

Finalmente espero ver em vida o momento no qual empregos e bem estar estarão relacionados a redução absoluta de matéria e energia em escala global, porque prosperidade até agora acelerando entropia não só é a maneira burra de fazer como concentrou riqueza e destruiu as liberdades.

Lógico que mesmo que minha vida não fosse curta, jamais verei isso, pelo menos no andar de cima.

Estamos no Titanic e não sabemos se estamos antes ou depois da colisão. Não sabemos nem se dá tempo de mudar a rota. Em outras palavras, não é mais tempo de discussões inúteis como dar valor a natureza que o poder não quer reconhecer. Não é mais tempo de discussões mas de ações.

O mais chocante é que os governos sabem isso.


Hugo

Um comentário:

Denize Barsted disse...

O iceberg furou o casco em 1998, só que a banda está tocando, ainda. O chato vai ser quando os músicos ficarem sem receber os polpudos salários, além dos benefícios quantificados e não quantificados.

Um abraço,
denize.barsted@globo.com

Colaboradores