sexta-feira, 25 de maio de 2012

NÃO PRECISAMOS DE MAIS ENERGIA MAS DO FIM DO DESPERDÍCIO

Por favor se comentar deixe um email para contato.


Argumentos errados, desconhecimento técnico, obstrução da realidade por interesses políticos são nuvens que levam a ... conclusões erradas.

É isso que Monbiot fez.  E o mais incrível, ao invés de ganhar críticos, ganhou aderentes.

A tese pró-energia nuclear do Monbiot é de "Tchernobyl causou poucas mortes e por isso podemos usar à vontade (?!?) - como se morrer ou não morrer fosse a única questão ligada aos problemas do Tchernobyl e como se quantidade de mortes fosse um fator decisório: se morrer pouco tudo bem, se morrer muito não. Bom, o trabalho fotográfico das crianças deformadas por Tchenobyl é bastante convincente. Basta uma delas para decidirmos contra.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiB2aBpuQ15vcOpjKEa2HjlIm0eszEJEeat7fKopPVfoRsoBC63U3QGMjcm79I-YQOxg-c0L_dgrcGUOWI2QaT-9l8RdV9BKozQn5S-_nK39mDHZgtjlJw3O0WXN2jXEIYqr_51XrboNsc/s1600/Chernobyl+-+vitimas+8.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXXbYqXYh49cZZ1OvM6g8cngdBk7PExfN85hyoWyM4cNhDYqy5OQr9P2RdXjsL4Dn81puuVnKodGp7CWXKSpkCfepJigDbJ6C0og7W2y36oOved9fg7Kzu6YjGynZg1N8Kc9k7rG7uG6lI/s400/nuclear-ChernobylCriancas.jpg

Outro argumento comum é que energia nuclear não emite carbono, que é outro mito, se levarmos em conta comissionamento e descomissionamento de usinas, do combustível usado, a mineração e o transporte do combustível, dos materiais, o compartimento dos resíduos dos quais 99% ainda hoje não tem destino final.  Enfim, não sofremos de falta de energia e sim de excesso de desperdício e não precisamos de mais energia e sim de menos, se quisermos reduzir os problemas que criamos e aumentar as chances de continuarmos na Terra.



2 comentários:

Maya Híjar disse...

Bom dia professor Penteado, o meu nome é Maya Híjar, eu sou uma estudante peruana de Economía, e estou fazendo o ultimo ano da faculdade na Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Primeiro de tudo eu espero que você me entende, porque eu não posso escrever português muito bom, mas eu acho que você pode entender. Professor eu estou muito interessada no tema da Economia Ecológica, atualmente, estou lendo o livro "A Lei da Entropia ..." de Georgescou-Roegen, e devo confessar que é um livro que me deixou agradavelmente chocada, pois passa por áreas que vão além do meramente econômico, como o tema do meio ambiente, sociedade e tudo mais. É o que eu sempre quis, e basicamente faz uma crítica profunda da ortodoxia (mainstream) da economia. Assim, pesquisando na internet eu encontrei você, que é um especialista no assunto, que é por isso que eu gostaría comunicar com você para me dar alcance sobre o assunto, já que eu quero fazer uma tese relacionada a ele. Eu aprecio o tempo necessário para ler a minha mensagem, espero contatar con você o mais breve possível. Muito obrigada!
..
Meu email para contato é: rhijarm@gmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Colaboradores