quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bicicletas salvam 12 por ano em Barcelona

Por favor se comentar deixe um email para contato.

Boas pedaladas!

Bicicletas salvam 12 por ano em Barcelona

Desde que foi implementado, em 2007, o Bicing, sistema público de aluguel de bikes catalão, ajudou a reduzir em 24% as mortes na cidade e as emissões de CO2

Bicing: sistema público de bicicletas de Barcelona

Bicing: sistema público de bicicletas de Barcelona

Segundo estudo do Centro de Pesquisa em Epidemiologia Ambiental (Creal), o sistema público de bicicletas da capital catalã, conhecido como Bicing, é capaz de evitar 12 mortes por ano e a emissão de mais de 9 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) na tamosfera. Desde que foi implementado, em março de 2007, o sistema ajudou a reduzir em 24% as mortes anuais na cidade.

A pesquisa "Transporte, Poluição do Ar e Atividades Físicas" foi a primeira a analisar o impacto na saúde do uso da bicicleta no centro urbano. Para realizar o trabalho, os autores levaram em conta não apenas o número de usuários de Bicing e taxa de mortalidade esperada para a população de Barcelona, mas os níveis de atividade física e os riscos de se dirigir carros na cidade.

São Paulo – Que andar de bicicleta faz bem para a saúde e para o meio ambiente, todo mundo sabe. Tanto que várias cidades do mundo vêm estimulando o uso do veículo não poluente através de sistemas públicos de aluguel. Mas a população de Barcelona agora tem um motivo a mais para abraçar as magrelas - já que elas podem salvar vidas.

De acordo com os cientistas, o grande destaque da pesquisa foi a conclusão de que os efeitos positivos das bicicletas, longe de serem associados a um esforço físico extenuante, refletiram pedaladas curtas, em média de 3,2 km, com duração de 14 minutos - como uma ida ao trabalho ou ao supermercado.

Os resultados do estudo, publicado no British Medical Journal, são baseados em dados dos usuários do Bicing em 2009, ano em que foram incluídos neste serviço 11% dos residentes de Barcelona. No período, 68% das viagens foram feitas para ir para o trabalho ou escola, e 37% deles foram combinados com outros meios de transporte. Atualmente, o Bicing conta com 6.000 bicicletas, 420 estações e 120 mil inscitos.

Nenhum comentário: