quinta-feira, 3 de julho de 2014

Extinção da vida

Por favor se comentar deixe um email para contato.

Extinção da vida precisa ser endereçada, pois segue a passos céleres enquanto todos alegam muita discordância sobre o clima, completamente infundada, mas facilmente explicada na presença de interesses focais de determinados grupos, assim como é no caso da defesa do cigarro, do buraco da camada do ozônio, da energia limpa, do CO2, do fim das florestas, da energia nuclear, dos transgênicos, enfim a lista aqui é infinda de idéias incapazes de reverter a nossa rota de colisão com a Terra – da qual nenhum de nós sairá vencedor.

Esse site abaixo é uma boa indicação de um amigo meu cientista que pensa como eu: parem de pensar nas consequências, atuem nas causas, uma vez que as evidências mais importantes de nosso erro sistêmico não podem mais ser negadas.

Outro ponto importante, não podemos mais ignorar as idéias de decrescimento do Serge Latouche, porque além de ser a única que dá uma resposta aos pleitos científicos, têm respaldo nos pensadores mais importantes, como Nicholas Georgescu Roegen, Clube de Roma, Schumacher e que no entanto, pela mesma presença de interesses focais não científicos de determinados grupos, seguem completamente ignorados e inefetivos até os dias de hoje.  O pleito científico atual diz que a humanidade se depara apenas com duas opções: ou desmaterializa a economia ou desmaterializa a vida. Até o momento, com todo o blablablá de sustentabilidade e seus adereços, estamos caminhando rápido pela primeira opção.

É sempre muita ingenuidade achar que essa extinção jamais irá se voltar contra os causadores. Nem que o planeta nunca irá se tornar inóspito para nossa espécie animal. A filosofia do nunca morri justifica essa esperança: enquanto escrevo esse email, significa que eu nunca morri, mas não significa que nunca morrerei.  Até agora o planeta nunca foi inóspito e ameaçador para nossa espécie animal e seus erros.  Nunca o será?

VI. Not to end on a sad note, BUT...Is human activity pushing the creatures on our dear Mother Earth into a 6th mass extinction? Sadly, many scientists are finding evidence that this may be so....we currently are causing species extinction at a rate equivlent to a mass extinction.