- a cada 5 ou 14 segundos desaparece um campo de futebol da Amazônia e o ritmo tende a aumentar quanto maior é o crescimento econômico (existe uma estreita correlação entre taxas de crescimento do PIB e o ritmo de devastação).
- tudo indicava que os dados de 2007 iriam quebrar essa correlação com o crescimento econômico, mas foram fortemente revisados para cima pelo INPE, essa informação não está disponível e a divulgação foi adiada.
- já destruímos no total 740.000 km2 em florestas, essa área é maior que o território da França que tem 540.000 km2. Ou seja, a destruição da Amazônia já é bem maior que a França inteira!
- os 8 anos do governo FHC (152.000 km2) e os 5 anos do governo LULA (96.000 km2) foram responsáveis por 33,4% de toda essa destruição, isso em apenas 13 anos!!!!!! A taxa média anual de destruição do governo FHC foi menor que a do governo LULA.
- No governo LULA desapareceu uma área quase igual ao estado de Pernambuco (100.000 km2).
- 88% dessa área destruída virou deserto!!!!
- 95% da madeira produzida no Brasil é ilegal e predatória e 88% dessa madeira é consumida pelos brasileiros nos centros urbanos.
- ÚLTIMO, não MENOS importante: a ÁGUA da região sudeste (95% dela) depende da existência da Amazônia. Sem Amazônia, os primeiros a perder somos nós, os brasileiros.
Abaixo tabela com os dados compilados com base no site do INPE.
para melhor visualização, clique na imagem abaixo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSabe qual o post que eu gostaria de ler aqui: O que vc deveria saber para comçar agora a salvar a Amazônia
ResponderExcluirÀs vezes acho que saber o tamanho do estrago pode ter um efeito contrário, entende? Desânimo, falta de esperança. Eu realmente queria saber o que é possível fazer para não se ler mais dados tão desastrosos.
Soluções ao invês de problemas. Soluções que nos faça mudar os rumos dessa história :)
bjimm
andrea