tag:blogger.com,1999:blog-886094156015413436.post7507852475518783597..comments2023-06-05T05:55:02.430-03:00Comments on nosso futuro comum: Excesso de automóveis, economia e planetaHugo Penteadohttp://www.blogger.com/profile/16598175181624748775noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-886094156015413436.post-70971428226644332052009-02-28T12:17:00.000-03:002009-02-28T12:17:00.000-03:00Resposta ao Allan:Claramente precisamos de um novo...Resposta ao Allan:<BR/><BR/>Claramente precisamos de um novo paradigma, um que leve em conta a importância maior do planeta, sistema maior, em segundo lugar as pessoas e por último - o menos importante - a economia. Na verdade a economia depende do planeta e das pessoas e tudo isso deve ser feito com muito equilíbrio. Como vamos obter e sob qual nome (trabalhismo, comunismo, libertarismo) é o que menos importa. O mais importante é reconhecemos os erros do paradigma atual.<BR/><BR/>Pergunta difícil hein, preciso reler o texto que o Eric Hobsbawn escreveu a respeito do mau uso das idéias de Marx nos regimes comunistas e socialistas e qual a relação das suas idéias com a assustadora crise global atual.<BR/><BR/>Abraço HugoHugo Penteadohttps://www.blogger.com/profile/16598175181624748775noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-886094156015413436.post-65884907245600016712009-02-24T06:22:00.000-03:002009-02-24T06:22:00.000-03:00Hugo,Uma breve sugestão ao poder público nacional:...Hugo,<BR/>Uma breve sugestão ao poder público nacional: porque não aproveitar a oportunidade e ao invés de baixar a alíquota dos nomeados carros populares, que tal repensar o sistema de transporte urbano para o coletivo?<BR/>Erroneamente, o senso comum indica “a solução do transporte” é cada um com o seu carro (pode ser pequeno, pode até usar etanol...) e “avenidas mais largas”... “menos sinais”... “mais estacionamentos”... etc. A única solução para as grandes cidades brasileiras: menos carros, transporte coletivo de qualidade!<BR/>E os trabalhadores que perderão os empregos? Das indústrias de automóveis, para a indústria de ônibus... para as fábricas de trens urbanos... contratados como funcionários adicionais que será necessários para administrar um maior (e mais eficiente!) sistema de transporte COLETIVO!!! Pensando, não fica difícil!<BR/>Benefícios... entre eles: melhor qualidade de ar, menos stress no trânsito, mais economia para todo mundo nos gastos com transporte, menos gastos públicos para desapropriar áreas urbanas (caríssimas!) onde seriam construídas “novas e amplas avenidas que reduzirão para sempre os engarrafamentos em São Paulo, no Rio, em Belo Horizonte, em Salvador...”<BR/>Um abraço,<BR/>Eduardo Nunes de Lima<BR/>E_nlima@yahoo.com.br<BR/>(leitor assíduos e palpiteiro eventual)Eduardo Limahttps://www.blogger.com/profile/01055343562329230589noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-886094156015413436.post-15786975381600553952009-02-21T20:05:00.000-03:002009-02-21T20:05:00.000-03:00Hugo,Nas suas entrevistas você tem defendido uma m...Hugo,<BR/>Nas suas entrevistas você tem defendido uma mudança de paradigmas, como o de lucro e valor. Você inclui, para isso, na equação "recursos naturais esgotáveis" e "pessoas". Qualquer modificação nestas noções, acredito eu, nos conduz a outra forma de pensar a organização humana; no meu caso, acredito que caminhamos a uma forma renovada de comunismo. Como você encara a perspectiva de reorganização social do ponto de vista da eco-ecônomia?<BR/><BR/>hapses@gmail.comallanhttps://www.blogger.com/profile/17959891972875720019noreply@blogger.com